quarta-feira, 31 de julho de 2013

Recordar é viver - a fusão de 1942

Apesar de não ter vivido a maior parte da história do Botafogo, faço questão de ler a seu respeito e contar pra vocês em diversos episódios marcantes que, daqui para frente, escreverei aqui. Afinal, deveria ser pecado ignorar uma história tão bonita como a dessa estrela solitária que carregamos no peito.

Hoje vou falar sobre a fusão entre o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo que, em 1942, deu origem ao Botafogo de Futebol e Regatas. 
Nossa estrela solitária surgiu de uma trágica história que, de tão comovente, chega a ser a mais linda que já ouvi.

Era dia 12 de junho de 1942, em uma partida de basquete entre os dois Botafogos.
A primeira etapa terminou com uma vitória do Botafogo Football Club por 14 a 11. 
Antes da segunda etapa, em um bate-bola de aquecimento, Armando Albano, um dos principais destaques do time, desmaiou e foi levado às pressas para o departamento médico do Clube de Regatas Botafogo.

Porém, Albano não resistiu e faleceu. 
Não se soube ao certo a causa de sua morte, mas a família a atribuiu ao fato de o jogador ter o que se chamava de "coração de atleta".
A partida foi interrompida e o corpo de Alberto foi velado no palacete colonial de General Severiano, com a presença de figuras importantes da época, como o craque Heleno de Freitas.

No dia 17 de junho, o presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Trindade, enviou uma carta ao presidente Augusto Schmidt, do Clube de Regatas Botafogo, agradecendo o apoio no dia da morte de Albano. A resposta de Schmidt foi a seguinte:
"(...)Recebemos suas palavras porque sentimos nitidamente o intuito de Vossa Excelência, que é o de revelar, de maneira formal, as profundas afinidades (por ventura até aqui latentes) que unem nossos clubes, nascidos irmãos e expressão de uma aspiração comum. As mesmas cores, o mesmo bairro, o mesmo nome, que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?"

A fusão ocorreu em 1942, para alegria dos presidentes e de Carlito Rocha, que há tempos já se demonstrava a seu favor. 
O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942.

Nenhum comentário: